Tinha alguns pães velhinhos aqui e decidi fazer pudim com eles! O famoso pudim de padaria! Nunca tinha feito, por isso estava buscando receitas na internet e encontrei essa da @isamaraamancio, culinarista que eu adorava assistir na minha infância no antigo programa da "Namaria", o Note e Anote.
Quem aqui se lembra dela? Ela era/é ótima, uma referência da confeitaria dos anos 90.
Pudim de pão (ou pudim de padaria)
- 2 pães amanhecidos e picados
- 670ml de leite
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 ovos
- 1 caixinha de creme de leite
- eu acrescentei um pouco de canela e raspas de 1 limão à receita, mas é opcional.
Calda
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara de água
Modo de Preparo
Primeiro faremos a calda, misturando numa panela o açúcar e a água e levando ao fogo até que o açúcar caramelize por completo. Coloque com cuidado na forma de pudim (usei uma de 22cm aprox.)
No copo do liquidificador coloque 2 pãezinhos amanhecidos e picados e por cima adicione os 670ml de leite. Aguarde alguns minutinhos para dar uma hidratada. Bata esses dois ingredientes até o pão se dissolver por completo, e adicione os ovos, o creme de leite, o açúcar, e caso queira, a canela e as raspas de limão (opcional).
Coloque cuidadosamente essa mistura na forma de pudim já com o caramelo, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 250°C por 1 hora e meia, ou até que o pudim fique firme. Deixe esfriar por completo e desenforme. Para soltar a calda da forma aqueça levemente e com muito cuidado na boca do fogão e despeje sobre o pudim!
Bom apetite!
Para assistir aos vídeos de quando eu fiz, acesse aqui.
Rubens 25,SETEMBRO DE 2020
ResponderExcluirMeu pai e minha mãe eram padeiros a sobra de pão fazia se a farinha de rosca e o pudim,não se aproveitava para fazer torradas
A Torrada da época fazia se um pão muito gostoso. Vi depois de um certo tempo com o nome de torrada joelhinho. O interessante que ela era seca na fornalha. Outro detalhe era somente feita de encomenda para as mulheres guardarem a dieta. Hoje se aproveita pão amanhecido para fazer a torrada que é torrada mesma e não seca. Estou falando do que acontecia nos anos 50 e 60. Como as cisas mudaram. Acho que pouca gente conhece a torrada joelhinho
Hum Adorei suas receitinhas, vou fazer o pão. RSrs
ResponderExcluirQue pudim bonito, salivei aqui kkkkkk
ResponderExcluirVou comprar pão pra fazer ele amanhã