Olha a sexta-feira aí! E pra acompanhar a querida cervejinha de sempre, que tal um petisco super fácil, barato e feito por você mesmo(a)? Para inovar, aqui vai uma receita de salsichão caseiro, que sai muito mais barato do que comprar embutidos no supermercado, e além de ser uma delícia, você pode adaptar de acordo com seus gostos e personalidade... vamos conferir?
Salsichão caseiro
(receita retirada e adaptada daqui, rende 2 rolinhos)
- 250 g de peito de frango sem osso cortado em pedaços médios
- 100 g de bacon cortado em pedaços bem pequenos
- 150 g de presunto picado
- sal, pimenta-do-reino
- cheiro-verde à gosto
Adicionais que usei (você pode usar o que preferir, tudo bem picadinho):
- molho tártaro desidratado (usei este aqui)
- pimentão desidratado
- 100g de queijo reino à gosto em cubinhos
- 1 colher (sopa) relish de pepino bem picadinho
Modo de Preparo
Primeiro reidratei o pimentão vermelho e o molho tártaro*. Para isso coloquei uma sopa de cada um em um potinho e adicionei água fervendo apenas até cobrir. Ele irá inchar e triplicar de tamanho.
Depois, adicionei um pouco de azeite, vinagre e sal. Virou um molhinho delícia para acompanhar saladas e/ou carnes e peixes, porém no nosso salsichão usei apenas a parte sólida coada.
*Obs: Se você deseja obter o pimentão e o molho tártaro desidratados e não encontrar onde mora, pode comprar online no Empório A Casa Encantada da minha amiga Ariana (coloquei o link de cada um na lista de ingredientes), ou substituir por picles, pimentão em conserva, ou o que preferir.
Num processador coloque 250 g de peito de frango sem osso cortado em pedaços médios, 100 g de bacon cortado em pedaços bem pequenos, 150 g de presunto picado, sal, pimenta-do-reino a gosto e bata até formar uma massa pastosa.
Depois, transfira essa massa para uma tigela e adicione o que mais quiser (essa etapa é opcional):
*eu coei parte do molho já pronto que citei acima e utilizei 5 colheres de sopa apenas da parte sólida. Também utilizei queijo reino em cubinhos (cerca de 1 xícara) e 1 colher (sopa) cheia de relish de pepino também picadinho para adicionar sabor ao salsichão.
Misture tudo muito bem, e adicione também o sal e a pimenta-do-reino.
Para saber se está no ponto certo de sal, pegue uma pequena porção dessa massa e coloque na frigideira até que fique fritinho e experimente. Se precisar adicione mais.
Divida a mistura em duas partes iguais e transfira cada uma destas para um filme plástico, formando um rolinho, enrole e feche bem as pontas do filme.
Leve ao micro-ondas em potência alta por 5 minutos. Depois de uns 3 minutos pausei o microondas, abri e fiz um furinho em cada rolinho, pois estava inflando muito e fiquei com medo de estourar hehehe. Retire do micro-ondas, retire o plástico com cuidado e deixe esfriar.
Coloque o salsichão na frigideira para selar por todos os lados.
Você pode pular essa etapa e apenas cortar o salsichão depois de frio (sem selar).
Corte o salsichão em fatias e sirva em seguida. Pode ser servido assim como aperitivo ou ser usado em sanduíches. Com uma mostarda de boa qualidade ou com o molhinho que citei acima... fica uma delícia!
Bom apetite!!
Ps: Este post não é um publieditorial.
Carla,
ResponderExcluircom essa mistura de ingredientes só pode ter ficado uma delícia.
Receita nota maravilhosa, vou fazer, adorei!
Bjs, ótimo fds ♥
Fácil né Carlinha e deve ter ficado gostoso, vou fazer pro marido petiscar. Com cerveja bem geladinha vai muito bem!
ResponderExcluiruau ameiii
ResponderExcluirHum! Essa é daquelas receitas que tenho que fazer, Carla! Muito bom! Você , como sempre, arrasando !
ResponderExcluirBj,
Lylia
Amei esta receita Carla, pena que em minha cidade não tem o molho tártaro e pimentão desidratado e o queijo do reino, tem alguma outra opção de substituição?
ResponderExcluirBom dia, Leudisnaê! Desculpe minha demora para responder. Você pode substituir sim, por temperos que goste (eu por exemplo usaria também o chimichurri, que é fácil de encontrar e muito gostoso).
ExcluirQuanto ao queijo, também pode substituir pelo que quiser, só recomendo que use queijos mais "curados" e não muito frescos, pois soltam muita água. Acho que o coalho ficaria ótimo nessa receita! Abraços! :)
Frango não é minha praia. E salsichão é de porco, nada de frango. Melhore seu Português ("à você").
ResponderExcluirObrigada pela opinião. Mas a receita de hoje aqui é o salsichão com carne de frango. E obrigada pela dica, sempre procuro melhorar meu português, mas não sou perfeita. Um abraço e bom fim de semana.
Excluirna vdd salsichão nem é assim, esta uma receita CASEIRA... e ótima; alias é chamado de salsichão não pela carne e sim pelo formato que é dado e cozimento... Parabéns Carla ótima receita...
Excluir