Tô curtindo um pouquinho aqui na casa dos meus pais, por isso as postagens menos frequentes! Mas tô de olho em tudo por aqui, viu?! E hoje vai uma receitinha dilícia pra vocês!
Risoto é um prato que até a gente fazer o primeiro, rola aquele medinho e insegurança pra fazer. Mas depois que a gente aprende, passa a fazer até de olhos fechados, e claro, brisa cada vez mais nos sabores!
Esse é um exemplo disso. Fui fuçando minha geladeira e minha despensa, e uma coisinha daqui, outra de cá virou esse risoto diferente e muito saboroso!
Faltou algum ingrediente? Faça sua versão aí, usando o que você tem, que não tem erro!
Risoto de calabresa, tomate seco e pimentão
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 3 gomos de calabresa fininha (usei linguiça de frango)
- 20ml de conhaque
- 3 colheres (sopa) de pimentões em conserva no azeite picados
- 1 cebola fatiada
- 1 dente de alho
- 1 xícara de tomate desidratado e picado
- cerca de 2 litros de caldo da sua preferência pronto e quente (eu usei um de frango que eu tinha pronto)
- uma pitada de páprica picante
- manjericão rasgado com as mãos
- 3 colheres (sopa) de cebolinha picada
- 1 colher de manteiga
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
- amêndoas tostadas para finalizar
Modo de preparo
Deixe o caldo bem quente em fogo baixo e em outra panela frite a calabresa cortada em rodelinhas finas, com um pouquinho de óleo. Assim que estiverem bem fritinhas, adicione o conhaque e flambe. Cuidado, hein! Assim que secar novamente, retire as calabresas e reserve-as.
Na mesma panela aqueça mais um pouquinho de óleo e refogue a cebola, o alho até dourarem um pouco, depois adicione os tomates desidratados picados (foi difícil picá-los com a faca, por isso usei uma tesoura para cortar! Lembrando que a tesoura é exclusiva da cozinha ok?). Misture um pouco e adicione o pimentão e a páprica picante.
(o fundo da panela ficou um grude e com aparência de queimado, mas não tem problema não, isso dá mais cor ao risoto! hehehe)
Logo em seguida já coloque o arroz arbóreo. Lembre-se que esse arroz não deve ser lavado, pois é do amido dele que precisamos para ter um risoto bem cremoso! Se lavá-lo parte do amido se vai com a água...
Na mesma panela aqueça mais um pouquinho de óleo e refogue a cebola, o alho até dourarem um pouco, depois adicione os tomates desidratados picados (foi difícil picá-los com a faca, por isso usei uma tesoura para cortar! Lembrando que a tesoura é exclusiva da cozinha ok?). Misture um pouco e adicione o pimentão e a páprica picante.
(o fundo da panela ficou um grude e com aparência de queimado, mas não tem problema não, isso dá mais cor ao risoto! hehehe)
Logo em seguida já coloque o arroz arbóreo. Lembre-se que esse arroz não deve ser lavado, pois é do amido dele que precisamos para ter um risoto bem cremoso! Se lavá-lo parte do amido se vai com a água...
Daí em diante é aquele esqueminha do risoto, adiciona uma concha de caldo... mexe, mexe, mexe... assim que secar adiciona mais uma concha de caldo, mexe, mexe... e ir fazendo isso até que o arroz esteja cozido, levemente al dente. Por isso é importante não parar de mexer, e sempre ir colocando o caldo, ok? Não desgrude da panela! hehehe
Verifique se o arroz está na textura desejada, desligue o fogo, e adicione uma colher (sopa) de manteiga, e o parmesão.
Mexa até incorporar, volte as calabresinhas à panela, e também o manjericão e a cebolinha.
Para servir, eu tostei um pouco de lascas de amêndoas na frigideira e salpiquei por cima do risoto. DILIS!
Bom apetite!
Que delícia de receita!! Amei todos os sabores que você colocou nesse risoto. Confesso que me sinto insegura para faze-los, mas acho que vou começar a me arriscar. Adoro o seu blog!!
ResponderExcluirBeijinhos e uma ótima semana.
Marisa
Arrisca sim, Marisa! Como eu disse, a gente tem um medinho até fazer o primeiro. Depois, ngm mais segura! Esse aí saiu após fazer uma caçada na minha geladeira, e ficou divino! É só brisar na cozinha! hehe
ExcluirObrigada pelo carinho e fique sempre à vontade pra voltar!
Bjao!
Pelamordedeus!!!
ResponderExcluirMenina Carlinha, que risoto sensacional...despudoradamente guloso e farto.
Só fartou eu na sua mesa.
Beijos, boa semana.
que delicia querida parabens receita mega gostosa sabe eu aqui ao inventyar vou fazendo o mesmo olhando na dispensa ..amei bjokas doces
ResponderExcluirisso mesmo Sadhia! Ainda mais vc que também adora brisar e inventar na cozinha! ahaza! hehehe bjooo
ExcluirQue lindo seu risoto Carlinha, com tudo que gosto, e ficou cremoso como gosto também. As fotos estão de arrasar. Deu um show miga. Beijocas, uma linda semana
ResponderExcluirbrigada, Josynha! :*
ExcluirMenina, isso ficou simplesmente suculento! Nunca vi uma foto de risoto que desse tanta vontade de comer!!! Vou me inspirar quando fizer os meus. Parabéns amiga!
ResponderExcluirBeijos
Fabiola
Brigada, Fabi!!! Tem foto de risoto que não dá muita fome mesmo né?
ExcluirMas esse ficou com uma cor bonita, por conta dos tomates e pimentões! :)
Bjao!!! :)
Olá Carla,
ResponderExcluirque delícia vc está no aconchego dos pais, bom demais!
E bom demais ficou esse risoto lindo e caprichado, delícia!
Beijos, ótima semana!
Simm, é uma delícia estar em casa... sempre é bom né...
ExcluirE obrigada, Andréa! O risoto realmente ficou bom ;) heheeh
beijoss
Q linda a cor desse risoto!!!E o sabor então, nem se fala, deve ter ficado ótimo!!!
ResponderExcluirbjinhos!!!
Oi Cíntia! Eu tbm me surpreendi com a cor final do risoto! O tomate desidratado soltou bastante cor, e o pimentão, junto com a páprica picante tbm!
ExcluirBjao! :)
Nossa, esta receita é divina. Engraçado ter falado que o risoto é uma comida que temos receio de fazer inicialmente. De fato, demorei séculos para fazê-lo, rs. Mas quando fiz, adorei e achei super fácil e prático.
ResponderExcluirMeu pai não gosta de risoto, mas acho que com este eu o faço mudar de idéia.
Bjo
Homens sempre acham que só risoto não é comida né? Tem que ter um algo a mais! Sei bem como é!!! kkkk Meu pai pensa assim tbm! Mas faz esse depois me conta! hehehe
ExcluirBeijão!
Como faz para ter o caldo?
ResponderExcluirPara ter o caldo você pode fazê-lo naturalmente (essa é a melhor e mais saudável opção). Se for um de legumes, por exemplo, você coloca cenoura, salsão e cebola em uma panela e adiciona bastante água e deixe no fogo fervendo bastante até adquirir sabor e por fim colocar o sal e pimenta-do-reino. Se for de frango, adicione a esse caldo anterior carcaça de frango e/ou pedaços de frango (de preferência com o osso, pois dá mais sabor). Caso queira algo mais rápido, prepare usando apenas água e caldo "knorr" do sabor que preferir... faça conforme manda a embalagem :)
ExcluirEspero ter sanado sua dúvida!