Esse tempo cianortense que não se decide... hora faz frio, hora faz calor... nosso organismo num tá pronto pra isso não... mas vai aí uma receitinha gostosa pra quando fizer um friozinho a mais...
RISOTO DE FRANGO, PIMENTÃO E ERVAS FRESCAS
(para 4 pessoas)
Ingredientes:
Para o caldo de frango:
- 2 litros de água (separe 1/2 litro a mais, caso o caldo reduza muito)
- 3 tabletes de caldo de galinha
- 3 sobre-coxas de frango
- talos da cebolinha
- meia cebola (não precisa picar)
- 2 pimentas dedo-de-moça sem semente
- temperos à gosto (eu usei um pouco de alecrim e cheiro-verde desidratado)
- sal e pimenta-do-reino, se preciso
Risoto:
- 2 e 1/2 xícaras de arroz arbóreo
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinho
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cálice de vinho branco seco
- 1/2 pimentão vermelho picado
- frango (do cozimento do caldo) desfiado
- folhinhas de manjericão, salsinha e cebolinha à gosto picadas
Modo de Preparo
Antes de tudo, coloque os ingredientes do caldo na panela, e deixe ferver até o frango cozinhar o suficiente para ser desfiado. Coe o caldo, reserve o que sobrou dele e desfie o frango. Para fazer risoto, o importante é deixar tudo no jeito antes de botar no fogo, pois ele requer toda sua atenção. Por isso, enquanto o caldo ferve, pique todos ingredientes do risoto.
Numa panela grande, derreta a manteiga, e nela refogue a cebola e o alho. Não precisa deixar dourar, e só esperar ficar transparente. Coloque o pimentão, dê aquela mexida e adicione o arroz (não se esqueça, não se lava o arroz de risoto!!!), mexa bem até ficar tudo bem agregado, e depois adicione o vinho (o certo é o vinho fazer o famoso "tchiiii" na hora que é colocado, por isso deixe o arroz bem quente). Daí, espere dar uma secada, coloque o frango desfiado e a partir dai, vá adicionando conchadas do caldo, uma a uma... esse prato exige paciência e dedicação, não podemos parar de mexer... É só ir adicionando caldo conforme o arroz vai secando. É importante ir experimentando pra ver se está bom de sal, e se a textura está ideal.
Geralmente demora uns 20 minutos pra atingir o ponto certo. Mas isso é cada um que decide, e depende da chama do fogão, da panela, etc. Quando você experimentar e sentir que já está bom, adicione as ervas (manjericão, salsinha, cebolinha), desligue o fogo e adicione parmesão ralado à gosto.
Geralmente demora uns 20 minutos pra atingir o ponto certo. Mas isso é cada um que decide, e depende da chama do fogão, da panela, etc. Quando você experimentar e sentir que já está bom, adicione as ervas (manjericão, salsinha, cebolinha), desligue o fogo e adicione parmesão ralado à gosto.
O risoto deve ser servido na hora!
Bom apetite ;)
Se você já fez alguma receita do Brisando na Cozinha, nos mande foto! Sua foto aparecerá aqui na sessão Brisando na SUA Cozinha ;)
Que fantástico esse risoto, adorei a receita e já foi para o caderninho.
ResponderExcluirwww.saboresdalica.blogspot.com
Amei o seu blog, acho que fiquei mais de uma hora so vendo esse monte de receitas gostosas..tem um monte que vou experimentar com certeza....parabéns pelo blog...bjo
ResponderExcluirQue risoto bommmm, esse franguinho e muita cebolinha picadinha, ô coisa boa. Adorei suas fotos,
ResponderExcluirbjs
Paula
obrgada meninas, sejam sempre bem vindas aqui! :)
ResponderExcluirDeve ficar divino amo risoto , vou provar essa receita
ResponderExcluir