Há tempos estou devendo essa receita de pãezinhos de batata recheados, e encontrei a ocasião mais que perfeita para postar, e não poderia passar de hoje! O motivo? Mais um ano que estamos participando do World Bread Day, uma iniciativa da Zorra do blog Kochtopf, que há mais de 10 anos realiza esse evento de âmbito mundial na blogosfera, sempre no dia 16 de outubro. Já participei 3 vezes desse "evento" (confira os links abaixo) e cá estou mais uma vez!
Dessa vez ensinarei um pãozinho de batata delicioso e que super agrada a todos, eu demorei pra encontrar uma receita que realmente me conquistasse! Foi no Instagram da @cozinhanervosa que eu encontrei essa delícia de pão super macio, preparo fácil e muitas possibilidades de recheio!
Pãezinhos de batata recheados
Rende cerca de 20 a 25 pãezinhos (40g cada)
Ingredientes
- 220g de batata cozida e amassada
- 1/2 xícara (chá) de leite (120ml)
- 10g (ou 1 colher de sopa) de fermento biológico em pó (se for usar o fresco, são 30g)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida
- 1 ovo
- 1/4 de xícara (chá) de óleo (60ml)
- 450g de farinha (cerca de 3 xícaras e 1/3)
- + farinha para polvilhar a bancada
Sugestões de recheio:
Fizemos com presunto, queijo, catupiry, cebola e orégano. Tudo à olho, processei o presunto , queijo e cebola até ficarem picadinhos e depois misturei um pouco de catupiry até dar liga e temperei com um pouquinho de orégano. Para facilitar o processo, fiz bolinhas com o recheio (mesma quantidade das bolinhas de massa).
.
Modo de Preparo
Descasque as batatas, cozinhe até que estejam macias. Cozinhei no microondas por 5 minutos, dentro do saquinho para alimentos. Para fazer assim como eu, descasque e fure bem as batatas com um garfo e coloque dentro do saquinho. Dê um nó nele e faça também alguns furos para que haja saída de ar. Ao espetar um garfo, ele deve sair com facilidade. Caso isso aconteça, suas batatas já estão cozidinhas! Se não, coloque por mais alguns minutinhos até que saia com facilidade.
Numa tigela, coloque o fermento, junte uma colher (sopa) do açúcar, o leite morno, misture bem e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 15 minutos).
Numa outra tigela, junte a farinha de trigo, o sal, o restante do açúcar, misture bem, abra um furo no meio da farinha e reserve. Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: o óleo, a manteiga, o ovo, o fermento, as batatas esmagadas e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos. Faça uma bola com a massa cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora ou até que a massa cresça o suficiente.
***Se você tiver uma batedeira planetária ou uma máquina de fazer pão, deixe que ela trabalhe por você durante a sova. Eu usei a máquina de pão, no modo "Amassar" e deixei lá até terminar todo o ciclo (que é sovar e descansar a massa).
Após o tempo de descanso da massa, pegue um pedaço da massa e trabalhe um pouco, faça uma bolinha e disponha numa assadeira untada e enfarinhada. Caso queira rechear os pãezinhos, é nesse momento que deve fazê-lo. Abra a massa na palma da mão e recheie com o que preferir (sugestões acima). Repita o procedimento com o restante da massa. Aqui renderam cerca de 20 pãezinhos (40g cada).
Quando todos os pães estiverem dispostos na assadeira, deixe descansarem por 30 minutos. Pré aqueça o forno a 180° C.
Antes de assar, pincele o ovo batido em toda a superfície da massa e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos ou até que estejam completamente douradinhos. Sirva em seguida!
#FicaDica: Se você quiser, pode congelar os pãezinhos depois de frios! Coloque em uma assadeira todos separadinhos, coloque no freezer ou congelador. Depois de bem congelados, transfira-os para um saquinho e feche bem e mantenha por até 3 meses no freezer. Para descongelar é só retirar com antecedência e descongelar, e dar uma leve esquentada no microondas ou forno. Fica como feito na hora!
Bom apetite!
Contribuição dos blogs brasileiros para o World Bread Day 2017:
Cozinhando para 2 ou 1 - Pão Challah
Blog da Leili - Pão sem Sova
Na Biroskinha - Pão doce com soro de Kefir
Naco Zinha - Brioche Pata de cachorro
Ora Pitangas! -Pão torcido de cebola
Menu Criativo - Pão de milho verde
Cozinhando para 2 ou 1 - Pão Challah
Blog da Leili - Pão sem Sova
Na Biroskinha - Pão doce com soro de Kefir
Naco Zinha - Brioche Pata de cachorro
Ora Pitangas! -Pão torcido de cebola
Menu Criativo - Pão de milho verde
Confira aqui outras postagens de pães do WBD 2017!
#wbd2017 #worldbreadday #worldbreadday2017 #worldbreaddaybrasil
Oi, Carla!
ResponderExcluirPães de batata são extremamente saborosos e macios.
Boa escolha para o evento.
Bjs.
Faz tempo que estou querendo preparar pão de batata, já guardei a receita aqui para experimentar! :)
ResponderExcluirAdoro pão de batata Carla e assim recheados são irresistíveis!Parabéns pela participação!
ResponderExcluirBoa semana!
One for me please! Obrigado por participar do World Bread Day.
ResponderExcluirSenti o sabor aqui, Carla ! Pão de batata é dos meus preferidos.
ResponderExcluirParabéns pela participação!
Bj,
Lylia
Esse pão ficou com um aspeto maravilhoso.
ResponderExcluirNunca comi pão de batata.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/arroz-de-courgete-com-hamburguer.html
Ai meu deus que bom aspecto! Nunca comi pão de batata mas parece delicioso, ainda mais com esse recheio, já estou com água na boca. =)
ResponderExcluirMRS. MARGOT
Que delícia deve ser ele!
ResponderExcluirDe batata, até hoje, só comi coxinha! rs
Vou fazer e me acabar nesse carboidrato. kk
Obrigada!
já pensou em fazer compras dos igredientes pela internet?
ResponderExcluirA Triunfei é uma empresa que seleciona as melhores opções de produtos e serviços financeiros (tais como Contas Corrente, Cartões de Crédito e Empréstimos)para você, dentro das suas necessidades.
Saiba mais: http://www.triunfei.com
Como faço esse pão sem glúten. Que farinhas uso e qual a medida. Pfv
ResponderExcluirOi Ana! Infelizmente nesse sentido não posso te ajudar. Teria que testar antes para poder falar com propriedade, mas não sou adepta dos pães sem glúten, acho melhor procurar alguma receita já testada. Obrigada! :)
ExcluirAmei a receita do paão de batata.
ResponderExcluir