Eu que não gostava nadinha de abóbora e seus derivados, estou me descobrindo uma completa apaixonada por esse vegetal. Em especial a cabotiá/cabotiã/kabocha, que tem um leve adocicado e combina muito bem com várias preparações e combinações. Dessa vez um quibebe de abóbora, que nada mais é que um refogado, que quase se transforma em um purê, bem temperadinho e de sabor surpreendente. Pesquisando descobri que o quibebe de mandioca também é muito popular, e leva também bacon, carne seca, dentre outros ingredientes. Essa nossa versão é mais simples, mas não menos saborosa. Vamos conferir?
Quibebe de abóbora
Ingredientes
- 500g de abóbora (usei a cabotiá) em cubos médios (cerca de 2x2cm)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- azeite
- água
- cheiro-verde
- 1 colher (sopa) de mel
- sal e pimenta-do-reino à gosto
- 1/2 colher (chá) de páprica defumada
- louro em pó
- 1/2 pimenta dedo-de-moça sem semente picada
Modo de Preparo
Descasque e pique a abóbora em pedaços não muito pequenos e reserve.
Aqueça uma panela com o azeite e frite o alho até dourar (cuidado para não queimar), acrescente a cebola e deixe até ficar transparente.
Acrescente a abóbora picada, misture e junte a água.
Tampe e deixe no fogo baixo, mexendo de vez em quando. Se precisar coloque um pouquinho mais de água. Mas, vá colocando água aos poucos, quando for secando.
Assim que a abóbora estiver macia, praticamente desmanchando, estará bom. Daí misture o cheiro verde picado e sirva quente.
Confira outras receitas do Brisando com abóbora:
Bom apetite!
Olá Carla, esse refogado de abóbora cabotiã era um dos mais pedidos na casa da minha mãe, amávamos! Continuo fazendo na minha casa, embora não se iguale ao que ela fazia.
ResponderExcluirFeliz 2017!
Aonde e quando entre o mel e a paprica?
ResponderExcluirOie! Desculpe, esqueci de mencionar no post! Pode ser colocado na finalização, mas é opcional também =)
Excluir