Homus / Humus / Hummus (ou como queira chamar) é uma deliciosa e clássica pasta feita a partir do grão de bico cozido, tahine e outros ingredientes. Em restaurantes árabes não pode faltar, mas é uma "iguaria" apreciada no mundo todo, e depois que você aprender a fazer essa delícia em casa, vai querer ter sempre também!
Segundo matéria publicada no site Paladar (Estadão), Homus é tão popular pelo mundo que tem até um dia próprio – 21 de maio – para celebrar o prato. Nessa data, milhares de fotos de homus são compartilhadas nas redes sociais (isso é novidade para mim!).Stephan Kawijian, libanês do Sainte Marie de São Paulo diz que "a receita clássica não tem ingredientes secretos, leva grão-de-bico, tahine, limão, azeite e alho. E é só. “Homus é versátil. Se estiver mais mole, é um bom molho para carnes. Mais consistente, é uma pasta deliciosa”.
“Come-se homus com tudo, mas as pessoas aqui ainda acham que ele é apenas entrada”, explica Kawijian.
Fiz o preparo da receita baseado no do blog Sabores de Israel (e outros que não me lembro o nome), com algumas adaptações nos ingredientes.
Homus - Humus - Hummus (não sei exatamente qual a nomenclatura)
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de grão de bico já cozido (cerca de 1, 1,5 xícara (chá) do grão cru - veja como cozinhar aqui)
- ½ colher (chá) de sal
- 1 dente de alho
- 1/3 xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
- 1/3 xícara (chá) de suco de limão
- cominho à gosto (opcional)
- um pouco da água do cozimento do grão de bico, se necessário
Para servir
Azeite
Pão sírio
Torradinhas
Páprica
Modo de Preparo
Deixe de molho e cozinhe o grão de bico de acordo com esse post (separe um pouco da água do cozimento).
Retire a casca do grão de bico (esse processo é trabalhoso, mas o resultado final sem a casca é infinitamente melhor e a textura muito mais cremosa). Se estiver sem paciência, não retire, a receita ainda dará certo, mas a textura será diferente.
4. Num processador ou liquidificador coloque o grão de bico cozido com o alho, sal, tahine e limão.
Bata até ficar homogêneo. Se ficar muito granulado coloque um pouco da água do cozimento até que fique cremoso, mas ainda consistente.
Verifique o tempero, e se preciso adicione mais um pouco de sal ou gotas de limão.
No momento de servir, apenas regue com azeite e se quiser decore com pinoles, ou folhas de hortelã, ou zahtar, ou como eu, um pouco de páprica defumada.
No momento de servir, apenas regue com azeite e se quiser decore com pinoles, ou folhas de hortelã, ou zahtar, ou como eu, um pouco de páprica defumada.
Sirva com pão sírio, torradinha, em kebabs, ou com o que quiser!
Bom apetite!
Olá,
ResponderExcluirSou apaixonada por homus !!!
Vou testar a receita com certeza.
Fiquei com muita vontade ! :)
Priscila
Testa sim e me conta! Já fiz duas vezes e já cozinhei o grão de bico pra fazer de novo, é viciante! Beijo!
ExcluirCarlinha, essa questão da grafia de Homus é realmente complicada. Pelo que sei, todas as formas que vc utilizou estão corretas. Isso porque a escrita árabe tem seus caracteres próprios e podemos escrever como nos parece o mais próximo da nossa pronúncia. Tenho esse mesmo problema quando pesquiso músicas de uma cantora árabe que amo na Internet. As variações mais comuns para o nome dela em caracteres ocidentais é Oum Kalthoum, Oum Kalsoum Umm Kulthum... rs! Um beijo, sua linda! ��
ResponderExcluirUfa, assim fico mais tranquila! Um beijo!! :)
ExcluirCarlinha, eu amoooooo homus!! Incrível que dia desses quase postei uma receita de homus que costumo fazer, tô aguando aqui de vontade de saborear o seu homus, humus ou hummus.....hehehe...eu também nunca sei qual é o correto, mas na verdade o que importa mesmo é o sabor e isso tenho certeza que o seu tem de sobra!!! Beijinhos
ResponderExcluirFicou muito delicioso esse Homus, Marisa! Super equilibrado, azedinho na medida certa! Dá vontade de comer até puro! hehehe Um beijo!!
Excluirposso usar isso em algum prato ou receita pois ganhei uma lata desta pasta de grao de bico .
ResponderExcluir