Essa é uma dúvida que sempre carreguei comigo (quer dizer, na verdade eu nunca havia comprado o grão de bico seco, e quando comprei a dúvida surgiu), por isso resolvi fazer esse post para vocês! Essa técnica deve ser feita com antecedência, pois o grão deve descansar por um tempo na água, mas o resultado é muito bom, pois assim como o feijão, o descanso ajuda a tirar possíveis gases que podem tornar o grão indigesto, e também diminuem o tempo de cocção do grão na panela.
Para completar essa série, postarei em seguida receitas clássicas que levam o grão de bico como base.
Como cozinhar grão de bico?
Passo 1
Coloque os grãos numa bacia e lave-os até que a água não fique mais turva
Passo 2
Cubra com bastante água filtrada ou mineral e deixe descansar por 12 horas (se estiver calor, deixe na geladeira).
Isso irá ajudar a hidratar o grão por completo e deixá-lo mais macio. E também irá soltar os gases que nele ficam (a espuma que solta dos grãos).
Passo 3
Descarte a água que ficou e lave novamente os grãos.
Coloque na panela de pressão e coloque mais água (4 dedos acima dos grãos), salgue e cozinhe por 15 minutos após pegar pressão.
Se quiser os grãos mais al dente, cozinhe por 10 minutos apenas, e se quiser ainda mais molinha, deixe cozinhar por 20 minutos. Aqui apenas 15 foi o suficiente para deixar o grão cozido, por conta do tempo em que ficou descansando na água.
Para fazer homus, retire a película dos grãos um a um, pressionando levemente o grão com os dedos.
Oi Carla,
ResponderExcluirEu adoro grão de bico, é super nutritivo e delicioso! Esta dica de deixa-lo de molho é ótima, assim ele cozinha muito mais rápido mesmo.
Adorei conhecer o blog, estarei sempre passando por aqui!
Um abraço!
Olá Carla!!
ResponderExcluirCostumo também deixar de molho, facilita bastante o cozimento!!
Beijo e ótima semana pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br