"- MAS HAMBURGUER É SÓ CARNE!"
"- Isso é uma heresia!"
Mas a intenção aqui é sempre diversificar e ser contra o mimimi! Também faço hamburguer só com carne (e AMO), mas acontece que ganhei alguns pacotinhos de aveia (de vários tipos) e quis propor uma sugestão com mais nutrientes além da proteína da carne, e que além de ser uma boa ideia para servir para as crianças, rende que é uma beleza e pode ser mantida no seu congelador ou freezer por meses e salvar aquela hora da fome. Além de ser uma delícia, é claro!
Vem comigo que é sucesso :)
Ingredientes
- 1 kg de carne moída 2 vezes (usei acém)
- 1 xícara (chá) e 1/2 de aveia
- 2 gemas
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1/2 cebola grande ou 1 pequena bem picadinha ou ralada
- 2 dentes de alho bem picadinhos ou ralados
- 1 cenoura grande ralada
- cebolinha desidratada (pode ser a fresca também)
- sal e pimenta-do-reino à gosto (eu coloco só um pouquinho e o restante, se preciso, coloco na hora de fritar)
Modo de preparo
Numa tigela bem grande coloque todos os ingredientes e misture bem com as mãos até que os ingredientes se agreguem.
Numa tigela bem grande coloque todos os ingredientes e misture bem com as mãos até que os ingredientes se agreguem.
Faça bolas do tamanho que quiser o hamburguer (eu fiz de 150g cada um, aproximadamente). Vá "jogando" essa bola de uma mão para a outra, a fim de que se retire o ar de dentro das mesmas e o hamburguer fique mais compacto e não desmanche na hora de fritar. Essa técnica é muito válida para hamburguers apenas de carne, para que não se solte. Mas fiz também nessa receita para obter o mesmo resultado.
Faça hamburgueres do tamanho que preferir. De preferência modele em tamanho maior que o pão que irá usar, pois ele tende a diminuir durante a cocção.
Se for congelar, separe um a um entre saquinhos que vão ao freezer (eu corto o saquinho para não gastar muitos). Quando quiser é só retirar com antecedência, esperar descongelar (ou fazer isso no microondas) e frigideira nele! Se colocar direto do congelador para fritar, ficará bem vermelhinho no meio.
Agora aqui uma sugestão de montagem que fiz aqui em casa, simples e muito muito saborosa.
Passe manteiga ou margarina dos dois lados do pão (usei pão de leite).
Leve à frigideira em fogo médio até dourar.
Reserve.
Na mesma frigideira (bem quente), adicione o hamburguer e salpique pimenta do reino e mais sal se achar necessário. Aguarde de dois a três minutos.
Vire o seu burger e adicione muito queijo (usei muçarela mesmo, mas deve ficar melhor ainda com cheddar). Feche com uma tampa e abaixe o fogo.
Assim que o queijo estiver derretido desligue o fogo. Na parte inferior do pão coloque maionese (gosto de bastante). Depois, por cima acomode o hamburger com cuidado, e pra finalizar uma colherada generosa de chutney de cebola roxa (esse vendemos na nossa Vendinha e também possuímos a receita aqui no blog). Feche seu hambúrguer e seja feliz!
Bom apetite!
Dica: Você pode fazer almôndegas ou bolinhas de carne com essa receita também!
Carne, aveia.. desse jeito nem reivindico mais nada... Já faço uma farra inesquecível. Eita lembrei que ainda pouco estava pensando que tenho que começar a comer chique, folhinhas, grãos, essas coisas que viraram chique , mais acho que vou ser alérgica a não comer carne, glúten e lactose.
ResponderExcluirPosso fazer com proteína texturizada de soja, ao invés da carne?
ResponderExcluirOi Renata! Não posso te responder com certeza pois não testei, mas acho que seria necessário adaptar a receita para dar liga. Nunca trabalhei com PTS pra te dizer =/ Recomendo usar alguma receita de hamburguer de PTS como base, e ir adicionando os ingredientes dessa receita aos poucos para dar o toque ;)
ResponderExcluir