Essa receita de hoje é uma ótima pedida para o Natal, seja para a ceia, ou para o almoço no dia seguinte. Por mais que possa parecer complicado, não é nem um pouquinho. Só é preciso de um pouco de organização para não ficar tudo pra última hora. Mas acreditem, é muito simples. Eu queria fazer algo que fugisse um pouco da regra "frutas" com a comida. Eu hoje em dia gosto muito, mas quando pequena não curtia nem um pouco. Então, pra amaciar meu lado infantil, fiz esse lombo com recheio de provolone e linguiça fresca. Muito saboroso e uma ótima pedida para as festas.
Fiz essa receita para participar da primeira edição da Revista Vida Todo Dia. Projeto iniciado pela Larissa, do blog Vida todo dia, onde reuniu vários blogs para falar de vários assuntos numa revista ONLINE! E é com o maior prazer que o Brisando está participando da primeira edição! Quem quiser conferir a primeira edição, só clicar na imagem no fim desse post!!
Ingredientes
- 1 peça de lombo suíno (aprox. 1,5 kg)
- sal e pimenta do reino à gosto
- 3 dentes de alho
- suco de 1 limão
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de mostarda dijon
Recheio
- 150g de provolone ralado
- 250g de linguiça fresca (retirar a pele)
- 250g de bacon em fatias finas
Molho
- 1 lata de cerveja preta
- 1 cebola grande em fatias
- 1 colher mostarda dijon
- 1 colher (sopa) de shoyu
- 1 colher (sopa) farinha
Modo de preparo
Abra o lombo no sentido do comprimento formando uma manta. Se você souber cortar direitinho, ok. Mas não faça como eu, que retalhei praticamente todo o lombo, coitado. Deveria ter pedido ao açougueiro... kkkk Enfim, tempere com sal e pimenta dos dois lados. Misture o suco de limão, o alho, o azeite, a mostarda e coloque esta mistura no lombo e deixe na geladeira por 2 horas. Eu coloquei tudo de um saco plástico para ficar marinando, pois a carne fica mais envolvida pelo tempero.
Retire a pele da linguiça, e retire o excesso de gordura. Corte o queijo provolone em palitos e reserve tudo.
Depois de deixar a carne marinada no tempo indicado, forre uma superfície com plástico pvc, e coloque a peça de lombo marinada aberta sobre a bancada. Lembre-se de escorrer a marinada antes, senão vai lambuzar tudo! Espalhe a linguiça, e por cima distribua os palitinhos de queijo.
Enrole como rocambole, arrume as fatias de bacon por cima e amarre com linha grossa ou barbante. Caso você não tenha nenhum dos dois em casa, aqui vai uma dica: use fio dental para amarrar a carne. Mas dê preferências aos que não tem sabor forte, senão vai passar o gosto para a carne.
Ps. Eu, que não tinha as primeiras opções, aproveitei a oportunidade para usar um ingredientes que ganhei no 1° Encontro Gourmet, o "transglutaminase". Não vou entrar em detalhes agora, mas esse é um elemento muito utilizado na gastronomia molecular, e ele serve para grudar/unir proteínas. Ou seja, ele fez as vezes do barbante/linha/fio dental nessa receita. Eu só dissolvi o pó em um pouco de água, e pincelei. Fechei bem com um plástico e deixei na geladeira por mais um tempinho até o transglutaminase reagir e grudar o meu lombo. Cuidado para não relar no pózinho, pois como ele cola proteína, pode colar nossos dedinhos! kkkkk
Eu deixei esse "rocambole" na geladeira de um dia para o outro, para pegar mais sabor (e pro "pózinho mágico funcionar sem erro), mas você pode já colocar diretamente para assar. Para isso, unte uma assadeira com azeite, coloque a carne e por cima jogue a cerveja.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido à 180°C por 1 hora e meia, depois retire o papel e deixe mais 30 minutos em forno baixo, retire do forno e transfira o lombo para uma travessa e reserve o caldo. Aqueça a manteiga, frite a cebola, coloque o caldo reservado misturado com a farinha, o shoyu e a mostarda dijon, acerte o sal e deixe cozinhar até dar uma leve engrossada, retire e espalhe sobre o lombo.
Salpique cebolinha fresca picada por cima e sirva!
Dica: espere o lombo dar uma esfriada para depois fatiá-lo (faça isso enquanto o molho é preparado), assim o queijo não sai escorrendo todo pelo prato.
Para conhecer a revista Vida todo dia, só clicar aqui embaixo
Lari, obrigada pela oportunidade de participar da primeira edição da Revista! :)
Espero que tenha gostado da colaboração e da receita!
Beijão! :)
Que delícia de rolo de carne! :D
ResponderExcluirTão bom!
beijinho*
Que lindo e deve ser delicioso
ResponderExcluirbeijos
Uma beleza mesmo! =)
ResponderExcluirBeijo
Carla, arrasou nesta receita!!! Linda apresentação!
ResponderExcluirBeijos
Fabiola
Seu lombo ficou lindo! Já sei como vou usar meu "pózinho"rsrs.
ResponderExcluirBjs
Olá Carla,
ResponderExcluirhoje é o dia do lombo, o seu ficou lindo e pela receita
uma delícia!
Beijos
Carla essa receita foi um sucesso, minha mãe me ligou do Brasil pra perguntar: "menina quem fez aquele lombo que eu quero comer só de olhar pra foto?" rs rs Mto obrigada por participar, a qualidade do Brisando é notória e ter vc na primeira edição foi um achado para mim. Querendo participar de outras edições, é só dizer! Beijos
ResponderExcluirArrasou, Carlinha! Ficou um prato lindo!
ResponderExcluirQue curioso o tal pozinho mágico, não conheço. Onde encontramos para comprar?
Beijinhos
Oi Carla!! Que arros de lombo, menina!! Tô aqui com água na boca! Que delícia! Parabéns pela participação na revista da Lari (que ficou linda).
ResponderExcluirAbraços, Fabiana.
Carlita seu lombo ficou maravilhoso mesmo miga, digno de uma bela apresentação na mesa. Adorei meu próximo vai ser essa receita. Magnifico. Beijocas miga.
ResponderExcluirEsse lombo ficou fantástico perfeito para um dia de festa.
ResponderExcluirbjs
Olá
ResponderExcluirQue aspecto fabuloso, perfeito para o Natal
Beijinhos,
Marisa
http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/
Oi, Carla.
ResponderExcluirSabe que eu não sou muito fã de lombo, pois acho que a carne é um pouco sem sabor. Mas deste jeito que você ensinou, acho que sabor não faltará, né? hehe Uma mistura muito boa de ingredientes. Adoraria comer isso neste minuto hahaha! Vou experimentar, qualquer dia.
Um beijo e boas festas!
Que loucura, Carla! Fiquei louca para experimentar. O problema são as calorias....Mas, no Natal pode,né?
ResponderExcluirBj,
Lylia
Carlinha vim agradecer suas palavras carinhosas lá no meu cantinho. Fiquei muito feliz de vc estar comemorando comigo esse dia pra mim muito especial. Gosto demais de vc Carlinha, vc é uma menina maravilhosa, sempre de bem com a vida, me faz rir muito. Sabe aquelas filhas que se dão muito bem com as mães? É assim que te vejo, uma filha querida que só me traz alegrias. Obrigada por me proporcionar essa amizade tão linda. Beijos e até o Natal nos falamos de novo né não?
ResponderExcluirparece muito bom !gosto muito de lombo esse então...
ResponderExcluirolá!qual farinha é essa do molho?Obrigada
ResponderExcluirOi Fernanda! É farinha de trigo mesmo! Beijos! :)
ExcluirMuito obrigada Carla, vou fazer para o Natal, preciso de duas peças de mais ou menos 2,5kg cada. Vou ter que aumentar um pouco a quantidade dos ingredientes, espero que fique bom. O seu parece maravilhoso.beijos
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCarlinha, indiquei essa sua receita de lombo para uma ceia de Natal lá no blog hoje! Espero que goste.
ResponderExcluirBeijos!!
Oba!!! Obrigada Aninha, vou conferir! =*
ExcluirQual é o tipo da cerveja usada? E aquela docinha?
ResponderExcluirAchei ótima a receita,acho que vou fazer p o final do ano,me parece muito gostoso e apetitoso,as fotos mostrando tudo tim tim por tim estão maravilhosas.Parabéns!!!
ResponderExcluir