Boa tarde queridos leitores :)
Vocês devem perceber que minha frequência de postagens "vareia" muito né... Um dia não tenho vontade de fazer nada na cozinha, outro dia não tenho vontade de editar fotos, no outro esqueço de tirar fotos... mas o que importa é que eu tardo um pouquinho, mas sempre acabo voltando pra cá!
Receber comentários e e-mails de vocês me incentivando, contando suas histórias é sempre um chute no meu traseiro preu tomar vergonha na cara e dedicar mais do meu tempo pra poder retribuir todo esse carinho que recebo!
Dia desses recebi um e-mail de uma leitora dizendo que a partir de uma receita aqui do Brisando, ela, que disse nunca ter feito nenhuma empada, passou a receber encomendas para vender! Fiquei satisfeita ou não? Por isso repito, é muito importante o feedback de vocês, é isso que faz com que o blog cresça e tenha cada vez mais novidades e delicinhas :)
Quanto à receita de hoje... duas dicas de coalhadas temperadas para servir como entrada, em casa minha mãe sempre fazia (não faz mais porque anda dando uma de preguiçosa e quem faz agora somos nós) ... uma delícia...
Antes de qualquer coisa, é necessária uma boa quantidade de iogurte para se obter a coalhada seca. A receita do iogurte tá aqui. Providencie um coador de pano (de café), e claro, não o use para o café (hehehe). Pode usar também coador de papel (tipo Melitta), ou um pano de sacaria (comprado apenas para esse fim). Coloque uma boa quantidade do iogurte para dessorar em algum desses coadores, e esqueça dentro da geladeira. Para mais ou menos uma xícara de coalhada seca, use um litro de iogurte. Rende pouco mesmo, mas vale a pena.
Coalhada básica com toque de cebola
Ingredientes
1 xícara de coalhada seca
azeite à gosto
sal à gosto
1 colher (café) de cebola desidratada
1 pitada de pimenta-do-reino
Modo de preparo
Misture a coalhada com o sal, a pimenta e a cebola desidratada, e por último adicione uma generosa camada de azeite por cima, e dê apenas uma mexida para o azeite penetrar um pouco na coalhada, mas não para misturar completamente.
Mantenha na geladeira e sirva com biscoito salgado ou torradinhas.
Coalhada temperada (para petiscos)
Ingredientes
- 1 xícara de coalhada seca sem tempero
- 1 dente de alho frito em 4 colheres de sopa de azeite e já frio
- 1 pimenta dedo-de-moça sem semente e picada
- 5 azeitonas sem caroço picadas
- 3 colheres (sopa) de cheiro-verde
- 1 colher (café) de cebola desidratada
- sal à gosto
- 1 pitadinha de pimenta-do-reino
Modo de preparo
Depois de dessorar bem a coalhada (às vezes é necessário deixar por mais de um dia), adicione os temperos todos bem picadinhos, e por último o azeite com alho (não se esqueça de esperar esfriar).
Misture bem e vá experimentando até o sal ficar ao seu agrado. Mantenha na geladeira, e sirva com biscoito salgado ou torradinhas.
Eu adoro essa coalhada! Bom apetite a todos!
Carla, deliciosa receita de petisco. às vezes a gente se esquece de quanto gostoso e fresquinhas são estas receitinhas. Adoro patês, antepastos...lindas fotos.
ResponderExcluirBeijos mil
Fabiola
Olá Fabiola!!!
ExcluirEu, particularmente prefiro beliscar do que comer aquelas pratadas! Acho que assim como melhor! E se forem coisinhas gostosas como essa coalhadinha... melhor ainda!
Obrigada pela visita! Beijos :)
Hummm esta coalhada é boa demais.
ResponderExcluirbjs
Eu também adoro! Tanto a versão simples quanto a mais temperada!
ExcluirVolte sempre, Érica! Bjs!
Boa noite eu fiz com azeite galo e ficou muito forte qual azeite e melhor ?
ExcluirVcs colocaram leite pra não colocar muito azeite?
Eu costumo fazer essa coalhada com "kefir de leite" ao invés do iogurte, e misturo com tomate seco. Delícia.
ResponderExcluirGilson Daniel
nao conhecia o kefir de leite, até então! muito interessante!!!
Excluirhehehe
vlw a dica!
abraços! :)
Eu sempre faço coalhada seca e sempre uso apenas o azeite essa da primeira versão - mas vou te falar que irei me jogar loucamente na versão temperada e vai ser no sábado mesmo quando vou reunir alguns amigos.
ResponderExcluirEli
Eli, experimenta sim que você vai adorar! :)
ExcluirOi Carla, vim conhecer a sua cozinha!
ResponderExcluirAmei a forma como posta cada uma de suas receitas, lindamente!!
Esta sujestão de coalhada temperada esta divina!
Beijos e claro, que visitarei muuuuitas vezes! :)
Oi Milena! Obrigada pela visita!!!
ExcluirExperimenta essa coalhada, vai gostar!!!
E obrigada pelos elogios!
Bjss!
Muito bom,,, faço parecido,,, mas vou aderir a esta receita
ResponderExcluirMuito bom,,, faço parecido,,, mas vou aderir a esta receita
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirfiz a coalhada da segunda receita bem temperada, nao tinha a pimenta vermelha entao substitui pela cambuci que é menos picante um pouco, mas mesmo assim ficou divina!! :)
ResponderExcluirO soro da coalhada pode ser quardada qto tempo na geladeira? E a coalhada seca dura qto tempo na geladeira ?
ResponderExcluirElliana, como não sabia lhe dizer com toda propriedade, dei uma pesquisada e olha o que a Sabrina, do blog "Menu à Trois" (http://www.menuatrois.com.br/) diz:
Excluir"VALIDADE: essa coalhada BEM seca, armazenada em 5 potinhos pequenos, lavados e esterilizados no forno, dura mais de um mês na geladeira; não sei dizer ao certo porque acabamos comendo-a antes, mas a duração dela é muito longa, desde que bem armazenada, é claro! O bom de guardá-la em potes pequenos é que você abre apenas um e protege os demais de eventuais contaminações -com a faca, por exemplo, que vai para o pão e depois para o pote- e da deterioração normal por estar aberta. A coalhada seca tradicional dura menos, pois é mais úmida. De qualquer forma, se estiver com cheiro e gosto bons, está boa"
Agora quanto ao soro, não encontrei. Só informações de como ele pode ser usado em receitas, mas caso encontre, volto a publicar aqui.
Beijão, espero ter ajudado!
Boa noite Carla. Experimente, ao fazer o iogurte colocar uma colher de sopa de leite em pó. A qualhada rende mais. Abraços.
ResponderExcluirOi Jaqueline! Que dica boa! Da próxima vez vou testar :D Obrigada! Abraço!
Excluir